terça-feira, 16 de junho de 2009

Formação regional aos chefes de equipa

Tendo em conta que o S. Jorge foi organizado pelo Agrupamento 233 de Estarreja, a ERIVA decidiu organizar, pela primeira vez este ano, uma formação direccionada sobretudo para os chefes de equipa. Tudo começou no dia 24 de Abril (um dia anterior ao S. Jorge), tendo como ponto de encontro a Câmara Municipal de Estarreja. Logo que chegámos, fomos deparados com muitas caras novas, razão pela qual nos quiseram agrupar em equipas diferentes. Seguidamente, caminhámos em direcção à igreja para darmos início a formação.

Segundo o Chefe Johnny, era preferível chamar a esta formação uma “Troca de ideias”, visto que todos nós iríamos contribuir para a aprendizagem de algo novo, através das nossas experiências adquiridas, ao longo do tempo, como chefes de equipa. E assim foi. Fizemos várias reflexões durante o dia, tentando perceber a importância que tem um chefe de equipa relativamente aos seus elementos, assim como as qualidades que este deveria apresentar para reforçar o espírito de união do mesmo. Achei muito interessante o power-point que nos foi mostrado acerca dos vários tipos de personalidade existentes dentro de um grupo, e como lidar com essas características tão diferenciadas, entre outros assuntos. “O comportamento gera comportamento” foi outra conclusão que nos ficou marcada dentro desta formação.

Era agora altura de aplicarmos aquilo que aprendemos durante a tarde, através de dois jogos muito simples. O primeiro consistia em chegar a um determinado local de olhos vendados e de mãos dadas uns com os outros. Parece um jogo muito aborrecido, mas depois de conhecer melhor as regras, acaba por ser bastante engraçado. O segundo jogo tinha como objectivo construir uma peça de legos igual à original criada, de acordo com as informações dadas por alguns elementos da equipa (pena que a chuva não nos deixou acabar o jogo).

Mais tarde, à noitinha (e depois de tomar o café, é claro), fizemos uma pequena reflexão sobre a vida de S. Paulo e, tal como ele, fomos transformados em Homens Novos.

Em relação ao Domingo de manhã, penso que não foi nada de especial, tirando a parte em que andámos todos à procura de uma chave que nunca saiu do sítio, e, claro, a parte em que o Zé encontrou uma nota no chão. Visto desta perspectiva, até foi uma manhã bastante interessante.

Para concluir, acho que esta “troca de ideias” foi muito agradável, não só pelo facto de termos aprendido coisas úteis para pôr em prática na nossa vida em clã, mas também por ter sido uma forma de podermos conhecer melhor alguns caminheiros da região. E essa amizade vai ser já notável no próximo ACAREG.

Jessica

Sem comentários:

Enviar um comentário